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sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

FORMAÇÃO DE COMITÊS

Os   comitês   devem  fomentar,   articular   e   integrar   os   diferentes   setores,
atores e políticas sociais envolvidos com a    implementação do  Programa Mais
Educação  nas escolas e nas regiões onde ele está acontecendo,   tendo caráter
consultivo para qualificação do Programa.
I - Comitês Locais
As equipes gestoras das escolas deverão  incentivar a criação de comitês
locais do Programa Mais Educação. Os comitês locais deverão ser constituídos de
professores   da   escola,   pais   de   alunos,   representantes   dos   estudantes   e
representantes da comunidade, desempenhando o papel de instância permanente
de   debates   acerca   dos   desafios   e   das   possibilidades   na   implementação   do
Programa  Mais  Educação.  Sugere-se   que   seja   coordenado   por   um  colegiado
composto   por   um   coordenador   geral,   um   representante   pedagógico   para
intersetorialidade, um representante de assuntos comunitários, um representante
para execução financeira e prestação de contas da UEx e outros membros que
participem das ações do Programa.

II - Comitês Metropolitanos, Regionais ou Estaduais

Os coordenadores do Programa Mais Educação no âmbito dos municípios,
estados e Distrito Federal deverão incentivar a criação de comitês metropolitanos
e/ou  Regionais   e/ou   Estaduais.   Estes   comitês   deverão   ser   constituídos   pela
representação de cada secretaria estadual, municipal e distrital que desenvolve o
Programa   Mais   Educação,   por   representantes   de   secretarias   municipais,
estaduais e distritais de áreas de atuação com  interface no Programa  (Cultura,
Esporte,    Desenvolvimento   Social   e   outras)   e   atores   sociais   e   institucionais
diversos que colaboram para a realização das ações.
A   composição   pode   contemplar   representantes   das   universidades,
profissionais de todas as secretarias estaduais, municipais e distrital responsáveis
pela garantia de direitos das crianças e adolescentes,  representante da Entidade
Executora-EEx  responsável  pelo PDDE/Integral,  Conselho Municipal  de Direitos
da Criança e do Adolescente, diretor,   professor comunitário e demais entidades
parceiras, de acordo com a realidade da região.

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